Vinhas Quinta da Pedra Escrita

Douro

A minha primeira quinta, deve o seu nome a inscrições numa fraga de granito datadas da metade do Séc. I AC e a um marco pombalino, que está na minha família desde o século XIX. Foi uma das primeiras Quintas do Douro Superior a ser demarcada.

Quinta da Pedra Escrita
Informações Quinta da Pedra Escrita

Localização

Freguesia de Freixo de Numão, concelho de Vila Nova de Foz Côa no Douro Superior

Altitude Média

575m

Solo

Granítico muito arenoso

Área de Vinha

18,62 hectares no total, dos quais 13,75 de branco e 4,86 de tinto

Poda

Cordão Royat unilateral e Guyot simples

Castas

Brancas: Rabigato, Alvarinho, Gouveio, Viognier e Verdelho
Tintas: Touriga Nacional, Sousão e Jaen (Mencia)

Área Total

32,73 ha onde estão incluídos 3,52 ha de amendoal biológico

Em 2007 recuperei a Quinta da Pedra Escrita, na família da minha Mãe há mais de 8 gerações. Os solos pouco profundos, muito secos e áridos são predominantemente graníticos, muito arenosos e pobres em nutrientes, sem qualquer capacidade de retenção de água.

Nos séculos passados, os solos da quinta davam origem a vinhos do porto brancos muito apreciados pela sua capacidade de envelhecimento e frescura, os solos de granito em altitude dão origem a baixas produtividades e vinhos de aromas com extrema complexidade e acidez, que permitem obter vinhos com longevidade.

É esta tradição que quero de volta a um mundo de vinhos cada vez mais estereotipados, e que vinca o carácter único dos vinhos de altitude do Douro.

O modo de produção é biológico e as vinhas não são regadas, tal como o amendoal. Ambas as culturas se encontram intercaladas com bosques naturais de carrascos e zimbros seculares, privilegiando-se assim a biodiversidade com espaço para desenvolvimento da fauna e da flora locais.

Rui Roboredo Madeira Fundador
Quinta da Pedra Escrita